
Hoje vou falar um pouco sobre a Organização e Gestão do tempo. Todos sabemos que conjugar a vida pessoal com a vida profissional pode ser uma grande azafama se não houver a mínima organização. Visto assim parece que é preciso tirarmos não sei quantos cursos de Gestão pessoal, Organização do tempo, entre outros, mas não... Acreditem que com prática e vontade própria somos capazes de nos organizar e de gerir o nosso tempo, evitando situações de stress e cansaço físico e psicológico.
Se falarmos da minha vida e das minha rotinas, até que não é difícil de me organizar. Vivo a 4 mínutos do local de trabalho, vejo-o das janelas da minha casa, se isto significa uma proximidade saudável, também pode significar uma proximidade doentia, já que vou para casa e o Supermercado entra-me pela casa! Mas vamos falar um pouco da minha rotina e como me organizo.
Trabalho 11 dias por semana... E não vamos agora falar se é legal ou não, isso fica para outra altura! Vivo sozinha durante a semana já que o marido só vem aos fins de semana. Por isso, se durante a semana até que não tenho preocupações, o fim de semana complica, pois tenho que lavar, secar e passar a roupa dele. Se apanhar uns belos dias de sol, tudo resolvido, mas se tiver o azar de apanhar fins de semanas seguidos de chuva aí as coisas ficam mais complicada! E este ano até que já apanhei alguns...
Levanto-me todos os dias às 7h30m. Faço a minha higiene pessoal e, por volta das 8h vou para a cozinha preparar o pequeno almoço. Depois do pequeno almoço ainda faço qualquer coisa que possa haver por fazer, por exemplo, coloco roupa suja na máquina para lavar à noite, ou estendo a roupa que ficou a lavar durante a noite, ou arrumo a loiça caso tenha posto a maquina a lavar, ou arrumo a loiça que ficou a escorrer durante a noite, ou rego as plantas, ou passo os sanitários com sonasol, ou preparo as reciclagens ou o lixo para despejar de caminho para o trabalho... Arrumo a loiça do pequeno almoço e vou fazer a cama. Com tudo isto são 8h40m. Ainda tenho tempo para lavar os dentes e colocar alguma maquilhagem. Quando forem 8h50m saio de casa e em 4/5 minutos estou no trabalho. Portanto, esta fase está resolvida! Não apanho transito, posso fazer as coisas em casa com calma e começo a manhã com muita calma e com a casa organizada e orientada.
Antes do dia 29 de Março tinha 1h30 de pausa para o almoço, claro que ia almoçar a casa, mas a partir desse dia que iniciei um curso nocturno e como começa às 19h00 tive que alterar os horários de trabalho para ter tempo para tudo e foi a partir desse dia que a minha rotina também alterou. Se antes tinha tempo de fazer o almoço e comer, agora com uma hora de almoço já não tenho... Se antes saía às 18h30, ia para casa e passava a ferro, ou aspirava, ou limpava o pó, ou fazia outras tarefas domésticas, agora saio às 18h00, vou para casa comer qualquer coisa e vou para o curso até às 23h00m. Volto para casa, durmo e ao outro dia a mesma rotina. Por isso digo que o facto de viver sozinha durante a sozinha, não ter filhos ou animais de estimação, me tiram grandes problemas de cima!
Mas eu tenho uma grande falha... Tenho que ter a casa sempre arrumada e limpa, pois sempre ouvi a minha mãe dizer que temos que ter sempre tudo limpo e arrumado pois se nos acontecer alguma coisa, algum acidente e as pessoas tiverem que ir a nossa casa, não devem ficar com má impressão nossa, ou pensarem que somos porcas e desarrumadas! Minhas caras, é verdade esta teoria e é para mim um grande desafio manter tudo limpo e arrumado.
Com esta mudança do estilo de vida tive mudar alguns aspectos.
No fim de semana que tenho folga do serviço, já que trabalho um e folgo o seguinte, faço a limpeza geral aspiro, sacudo tapetes, limpo o pó, lavo o chão, limpo a cozinha e armários, lavo a wc, vidros e espelhos! O meu marido chega à Sexta-feira à noite e ponho a roupa a lavar. No sábado, quando o tempo está bom, passoa a ferro e arrumo a roupa. No domingo, faço a comida para a semana. Organizo as compras para o sábado de acordo com as refeições e no domingo faço sopa e as restantes refeições.
A partir daqui tenho que ter noção de que só daqui a 12 dias volto a ter um fim de semana para me dedicar às tarefas domésticas.
Até agora tem resultado muito bem, neste fim de semana de páscoa tivemos uns dias com sol, consegui lavar toda a roupa, secar e no sábado à noite fui fazer as compras para esta semana e passei a ferro. No domingo fiz as refeições e lavei os sanitários. Tenho as refeições feitas, roupa passada e arrumada. Esta semana é só para me dedicar ao curso. Mas ainda tenho muitas para fazer que vou ter que guardar para quinta-feira à tarde, pois vou estar de folga mas vou de fim de semana visitar a família... Então tenho guardado para quinta-feira à tarde ida ao banco resolver uns assuntos, aspirar, limpar o pó e dobrar uma roupa que ficou por dobrar. Regresso a Portalegre no domingo à tarde e vou ter que preparar as refeições para a semana seguinte, e passar a roupa do marido a ferro, que vou aproveitar para lavar na casa da mãe! Caso contrário não teria tempo...
Esta é a forma de me organizar, de gerir o meu tempo, consiliando a vida profissional com a vida pessoal. Devo salientar que possuo uma agenda onde tenho tudo apontado, desde as refeições que vou fazer nesse dia, até as tarefas que programo para fazer de manhã.
Tenho sempre tudo controlado, a vida organizada, sem stress e com tempo suficiente para me dedicar a mim própria e ao meu enriquecimento.
Caso tenham alguma dúvida perguntem, terei todo o gosto de poder ajudar.
Sem comentários:
Enviar um comentário