Tinha uma embalagem de puré de batata instantâneo já quase a passar da validade e tinha comprado meio quilo de carne picada de vaca. Tinha cozido couve de bruxelas na noite anterior e tudo se juntou neste empadão delicioso. Comemos ao jantar e ainda guardei no congelador para outra refeição, assim como, um pedaço de puré que já não utilizei no empadão.
Mostrar mensagens com a etiqueta poupança. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta poupança. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, dezembro 28, 2011
Receitas económicas VI
No dia do nosso aniversário de namoro não podemos ir jantar fora e então decidimos jantar em casa. Eu tenho mais que tempo para preparar um bom banquete, mas teve que ser económico e com tudo o que havia cá em casa.
O menu foi:
Entrada: pataniscas de batatas, cenouras e queijo ralado.
Prato principal: arroz oriental.
Sobremesa: arroz doce com fruta.
Aqui ficam as fotos. Quem quiser as receitas, peça.
Bom Apetite!
(entrada)
(prato principal)
(sobremesa)
O menu foi:
Entrada: pataniscas de batatas, cenouras e queijo ralado.
Prato principal: arroz oriental.
Sobremesa: arroz doce com fruta.
Aqui ficam as fotos. Quem quiser as receitas, peça.
Bom Apetite!
(entrada)
(prato principal)
(sobremesa)
Marcadores:
arroz,
pataniscas,
poupança,
receitas económicas,
sobremesa
Receitas económicas V
E mais uma receita que fiz na semana passada com a intenção de aproveitar um pouco de massa com ervilhas que tinha cozido.
Cortei alface em juliana, juntei uma lata de atum, coloquei a massa por cima com fio de mostarda. E foi um almoço barato e saudável!
Cortei alface em juliana, juntei uma lata de atum, coloquei a massa por cima com fio de mostarda. E foi um almoço barato e saudável!
Marcadores:
alface,
atum,
comida saudável,
massas,
poupança,
poupar,
receitas económicas
A Economia cá em casa
A economia cá em casa não anda nada bem... Cá vamos nós falar outra vez da crise, mas a verdade é que sem trabalho e só com os 900E do marido, a pagar duas casas, pois temos uma casa em Portalegre, de onde viemos e outra em Lisboa que é onde trabalha(mos), é muito complicado.
O que acontece mais cá em casa? Tento manter as contas equilibradas pois a maior parte do dinheiro vai para comida.
Então é sobre comida económica que pretendo continuar este post, na sequência de muitos outros que anteriormente postei.
O nosso orçamento é de 40E por semana para comida. Mas, felizmente, tenho muitos amigos que me dão legumes e eu aceito tudo! Gosto, poupo, e sei que são de qualidade.
Esta semana foi o Natal. Fui passá-lo com a família, à Guarda, de onde sou natural. De lá trouxe broculos(3), batatas para assar(5kg), cebolas(10), alhos franceses(4), espinafres (0,500g), alfaces(2), couves(3), repolhos(2), ovos(12), 1 chouriça, azeite, presunto, erva-príncipe, mel e algumas sobras do abundante jantar e almoço de Natal.
Gastei 65E de gasolina e 40E de portagens, tudo por causa da greve dos maquinistas da CP, mas vou poupar alguns trocos por ter trazido estes legumes todos. Cá em casa tinha uma couve flor que uma amigo nos deu e agora, tenho que pensar em realizar o orçamento e a ementa semanal de acordo com isto, já que vem aí a passagem de ano e gostava de ter um pouco de coisas boas em cima da mesa...
Assim, apresento Tagliatelle com couve-flor e amêndoas laminadas
(todos os ingredientes já estavam disponíveis em casa)
Ingredientes:
Tagliatelle;
Espinafres;
cogumelos;
Fiambre;
Couve flor;
Cenoura;
Amêndoa laminada;
Queijo ralado;
Leite;
Cozer a couve flor por 7 minutos com as cenouras cortadas aos cubos (não juntei sal porque o queijo já tem sal).
Quando estiver cozida, escorrer a água e colocar num tabuleiro de ir ao forno. No mesmo tacho juntar meia chávena de leite e meia de água. Quando estiver a ferver juntar o queijo e mexer sempre até derreter. Juntar à couve flor e cenouras e colocar as amêndoas por cima. Levar ao forno a 180º até as amêndoas estarem tostadas.
Entretanto, cozer a massa.
Quando a massa estiver cozida escorrer a água mas não toda, para a massa não pegar.
Numa wook ou numa frigideira funda, colocar um fio de azeite, os cogumelos laminados e os espinafres. Quando estiverem cozidos juntar a massa e envolver tudo. Por fim, juntar o fiambre.
Deve ser servido quente.
Bom apetite!
O que acontece mais cá em casa? Tento manter as contas equilibradas pois a maior parte do dinheiro vai para comida.
Então é sobre comida económica que pretendo continuar este post, na sequência de muitos outros que anteriormente postei.
O nosso orçamento é de 40E por semana para comida. Mas, felizmente, tenho muitos amigos que me dão legumes e eu aceito tudo! Gosto, poupo, e sei que são de qualidade.
Esta semana foi o Natal. Fui passá-lo com a família, à Guarda, de onde sou natural. De lá trouxe broculos(3), batatas para assar(5kg), cebolas(10), alhos franceses(4), espinafres (0,500g), alfaces(2), couves(3), repolhos(2), ovos(12), 1 chouriça, azeite, presunto, erva-príncipe, mel e algumas sobras do abundante jantar e almoço de Natal.
Gastei 65E de gasolina e 40E de portagens, tudo por causa da greve dos maquinistas da CP, mas vou poupar alguns trocos por ter trazido estes legumes todos. Cá em casa tinha uma couve flor que uma amigo nos deu e agora, tenho que pensar em realizar o orçamento e a ementa semanal de acordo com isto, já que vem aí a passagem de ano e gostava de ter um pouco de coisas boas em cima da mesa...
Assim, apresento Tagliatelle com couve-flor e amêndoas laminadas
(todos os ingredientes já estavam disponíveis em casa)
Ingredientes:
Tagliatelle;
Espinafres;
cogumelos;
Fiambre;
Couve flor;
Cenoura;
Amêndoa laminada;
Queijo ralado;
Leite;
Cozer a couve flor por 7 minutos com as cenouras cortadas aos cubos (não juntei sal porque o queijo já tem sal).
Quando estiver cozida, escorrer a água e colocar num tabuleiro de ir ao forno. No mesmo tacho juntar meia chávena de leite e meia de água. Quando estiver a ferver juntar o queijo e mexer sempre até derreter. Juntar à couve flor e cenouras e colocar as amêndoas por cima. Levar ao forno a 180º até as amêndoas estarem tostadas.
Entretanto, cozer a massa.
Quando a massa estiver cozida escorrer a água mas não toda, para a massa não pegar.
Numa wook ou numa frigideira funda, colocar um fio de azeite, os cogumelos laminados e os espinafres. Quando estiverem cozidos juntar a massa e envolver tudo. Por fim, juntar o fiambre.
Deve ser servido quente.
Bom apetite!
Marcadores:
amêndoas,
aproveitar legumes,
couve flor,
espinafres,
fiambre,
poupança,
poupar,
queijo ralado,
receitas,
receitas económicas
terça-feira, agosto 23, 2011
WORKSHOP/FORMAÇÃO: GESTÃO DE ORÇAMENTO FAMILIAR
Com o tema "crise" em quase todo o lado, é necessário aplicar bem o seu orçamento para fazer face a todas as despesas fixas, às que surgem sem avisar ou aquelas que sonha ter.
Para tal, temos à sua disposição este workshop/formação de gestão do orçamento familiar a realizar nos dias 10 (sábado), 14 (4ª-feira), 17 (sábado), 21 (4ª feira) e 24 (sábado) de Setembro das 18h30 às 20h30m.
Para receber mais informações envie um e-mail para workshops.nunes@gmail.com
Para tal, temos à sua disposição este workshop/formação de gestão do orçamento familiar a realizar nos dias 10 (sábado), 14 (4ª-feira), 17 (sábado), 21 (4ª feira) e 24 (sábado) de Setembro das 18h30 às 20h30m.
Para receber mais informações envie um e-mail para workshops.nunes@gmail.com
quarta-feira, julho 14, 2010
BARQUINHOS DE PEPINO RECHEADOS
Eu quem fiz!
Sobrou uma salada de bacalhau com lentilhas do dia anterior. Então cortei 2 pepinos ao meio e depois ao comprido e retirei a parte de dentro do pepino ficando oco. Descasquei cada metade ao meio para ficar só com duas partes com casca para não se tornar tão duro. E ficou assim... saboroso. E mais uma vez, poupança!
Experimentem com qualquer recheio. Para comer frio, em dias de verão.
Marcadores:
aproveitamentos,
comida saudável,
dicas,
poupança
quinta-feira, fevereiro 25, 2010
"SÍNDROMA DO IOGURTE"
Li num artigo do Diário Económico, cujo título é "20 dicas para cortar 18 mil euros no seu orçamento" que se consegue ver uma pessoa vive bem financeiramente pela marca dos iogurtes que come já que, os iogurtes, são vistos como um bem essencial na alimentação das famílias e é uma forma de se contribuir para o bem estar dos seus elementos. "Quando as pessoas têm de deixar de comprar os iogurtes da marca para passarem a comprar produtos de marca branca isso é visto como algo de muito penoso para as pessoas. Este fenómeno foi apelidado de ‘Síndroma do Iorgurte'".
Este artigo diz ainda que "poupar é um verbo que tem de ser conjugado no presente. A boa notícia é que não tem de significar obrigatoriamente um sacrifício."
Dá dicas de como no dia-a-dia se pode poupar. Exemplos:
- se optar por beber menos um café por dia, chegará ao fim de um ano com mais 220 euros na carteira (1 café por dia=0,60€, 365 dias=219€) Imagine se tomar 2 ou até 3 cafés por dia!
Faça o seu próprio orçamento e veja quais as despesas que pode cortar e junte esse dinheiro numa caixa ou numa conta e ao fim do ano verá os resultados.
http://economico.sapo.pt/noticias/20-dicas-para-cortar-18-mil-euros-no-seu-orcamento_81925.html
Este artigo diz ainda que "poupar é um verbo que tem de ser conjugado no presente. A boa notícia é que não tem de significar obrigatoriamente um sacrifício."
Dá dicas de como no dia-a-dia se pode poupar. Exemplos:
- se optar por beber menos um café por dia, chegará ao fim de um ano com mais 220 euros na carteira (1 café por dia=0,60€, 365 dias=219€) Imagine se tomar 2 ou até 3 cafés por dia!
Faça o seu próprio orçamento e veja quais as despesas que pode cortar e junte esse dinheiro numa caixa ou numa conta e ao fim do ano verá os resultados.
http://economico.sapo.pt/noticias/20-dicas-para-cortar-18-mil-euros-no-seu-orcamento_81925.html
quarta-feira, fevereiro 24, 2010
DICAS - POUPAR DINHEIRO

o dinheiro está caro, ouve-se muito dizer... Então, há que começar a poupá-lo.
E poupar serve para se livrar todas as dívidas, criar um fundo de maneio para qualquer emergência que possa surgir ou simplesmente para equilibrar as finanças pessoais. Há demasiadas formas e truques para poupar dinheiro, mas é preciso aplicar.
1.Registar todas as despesas. Esta é a forma de se descobrir se está a gastar dinheiro desnecessariamente, ou seja, onde e como se pode poupar! Durante um mês, deve-se guardar os talões de tudo aquilo que se compra ou consome, anotando numa folha outros gastos para os quais não tenha talão (renda, prestação do crédito à habitação, cartões de crédito, contas água, luz, gás…). No final do mês já sabe onde gastou e no mês a seguir, esse dinheiro tem que sobrar. No final de algum tempo verá que o dinheiro que gasta a jantar fora ou em calçado que apenas compra porque está na moda, poderá servir para fazer uma viagem ou algo melhor que apenas pensava pertencer ao mundo dos sonhos.
2.Tomar o pequeno-almoço em casa. Se por média gastar 6€ por dia no pequeno almoço, multiplicado pelos 5 dias da semana dá precisamente 30€, e isto ao fim do mês soma 120€ que pode optar por ser despesa ou poupança!
3.E almoçar e lanchar em casa: Quem pode deve ir almoçar a casa se não poder então deve levar o almoço de casa. Ao jantar faça mais comida a contar com a refeição no dia a seguir. Ninguém morre por comer duas vezes seguidas a mesma refeição ou então invente e aproveite as sobras para confeccionar uma nova refeição. Para o lanche, opte por um iogurte, bolachas e uma peça de fruta, para além de ficar económico também é mais saudável. Imagine que gasta 2€ por dia para beber um café e comer um pastel de nata ao lanche, 5 dias por semana=10€, as 4 semanas do mês= 40€.
4.Aproveitar os cupões e os talões que muitos supermercados e hipermercados oferecem aos seus clientes, mas limite-se a adquirir apenas aqueles produtos que têm utilidade e não porque está em promoção. Estar atenta à publicidade que recebe na caixa de correio permite aproveitar as promoções realmente vantajosas, podendo comprar em grandes quantidades as coisas que não se estragam (detergentes, papel higiénico, arroz, massa, leite, enlatados, alguns congelados).
5. Evitar comprar em máquinas automáticas ou estações de serviço. Os produtos chegam a custar o triplo do que nos supermecados. Trazer sempre uma garrafa de 50l na carteira não pesa assim tanto e, como se deve consumir pelo menos 2l de água por dia, beba o restante em chás, ou tenha uma jarra purificadora no escritório.
6.Levar uma lista detalhada das coisas que precisa quando for ao supermercado fazer as compras semanais ou mensais é o mais sensato pois limitam-se as compras ao que está escrito! Ir com tempo permite comparar todos os preços disponíveis e experimentar as “marcas brancas” não é de pobre. As marcas brancas não são mais que as marcas lideres. Estas estabelecem protocolos com as grandes superfícies em que por X quantidade de produtos da marca Líder, Y são da marca própria. Quem ganha é o consumidor já que chega a pagar metade do preço e leva a mesma qualidade.
7.Se poder, não compre água engarrafada, pode optar po um filtro de água ou ir à fonte mais próxima, desde que seja devidamente controlada.
8.Não compre sacos plásticos. Optar pelos sacos de compras em tecido ou reutilizáveis é poupar a carteira e o ambiente. Em vez de comprar sacos para o lixo, aproveite aqueles que ainda dão nos supermercados. Tenha cuidado para esvaziar o lixo todos os dias, já que normalmente estes sacos não são tão resistentes.
9.Reduzir as despesas mensais com a água, gás e electricidade, e até telefone e Televisão por cabo faz bem a todos.
10.Se gosta de ler, ouvir música ou ver filmes e gasta fortunas em livros, CDs e DVDs, opte por ser cliente da Biblioteca Municipal.
11.Deixar o carro em casa é mais que benéfico. Combinar boleias, ou ir de transportes públicos, a pé ou de bicicleta! É tudo uma questão de hábito.
12.Aproveitar os saldos para comprar roupa para o ano seguinte.
13.Praticar exercício físico de forma mais barata ou até gratuita através de Caminhadas, corridas ou andar de bicicleta. Uma bicicleta razoavelmente boa custa à volta de 50€. Equivale a 2 rendas no ginásio que nunca frequenta.
14.Aproveitar as ofertas culturais gratuitas que as Camaras Municipais oferecem. As entradas nos museus ao domingo de manhã são gratuítas. Se gostar de ir ao cinema, vá no dia da semana em que os bilhetes custam metade do preço!
15.Estipular um valor mensal para pôr de lado. Seja numa conta poupança ou numa caixa escondida debaixo da cama, o importante é não fugir ao hábito! Se não tiver margem de manobra para uma poupança mensal, compre um mealheiro e, no final da semana, coloque lá todas as moedas que tiver nos bolsos e na carteira.
16.Evitar todos os seus cartões de crédito para compras supérfulas ou que estejam fora do orçamento, mantenha apenas um… para situações de verdadeira emergência!
17.E já que não nos devemos privar de tudo aquilo que gostamos, porque não somos escravos do trabalho nem do dinheiro podemos comprar coisas que nos façam sentir bem e que dão prazer, mas por exemplo, antes de comprar mais um par de botas de €100 devemos pensar se precisamos mesmo disto... e, de seguida, ponderar a decisão durante, pelo menos, 24 horas. Se mesmo assim a resposta for “sim”, então vamos comprar as botas mas no mês seguinte esse valor tem que ser posto à parte. E optar por fazer estas compras no fim do mês evita que gaste todo o dinheiro que poderá ser preciso para o resto do mês.
ARTIGO DO DIÁRIO ECONÓMICO
http://economico.sapo.pt/noticias/maioria-dos-portugueses-procura-produtos-em-promocao_82378.html
Subscrever:
Mensagens (Atom)

