Mais uma receita feita numa tarde soalheira. Bolachas de aveia com passas e pepitas de chocolate. Melhor, só acompanhadas com um chá...
Mostrar mensagens com a etiqueta receitas económicas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta receitas económicas. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, fevereiro 21, 2012
Receitas económicas VIII
Mais uma receita económica, que se fez cá por casa: Pasteis de pescada. Fazem-se como os pastéis de bacalhau mas com pescada e pão ralado. Foram acompanhados com arroz de cenoura e ervilhas e uma tomate.
Marcadores:
receitas económicas,
refeição económica
quarta-feira, dezembro 28, 2011
Receitas económicas VII
Tinha uma embalagem de puré de batata instantâneo já quase a passar da validade e tinha comprado meio quilo de carne picada de vaca. Tinha cozido couve de bruxelas na noite anterior e tudo se juntou neste empadão delicioso. Comemos ao jantar e ainda guardei no congelador para outra refeição, assim como, um pedaço de puré que já não utilizei no empadão.
Marcadores:
aproveitamentos,
couves de bruxelas,
empadão de carne de vaca,
poupança,
poupar,
puré,
receitas económicas
Receitas económicas VI
No dia do nosso aniversário de namoro não podemos ir jantar fora e então decidimos jantar em casa. Eu tenho mais que tempo para preparar um bom banquete, mas teve que ser económico e com tudo o que havia cá em casa.
O menu foi:
Entrada: pataniscas de batatas, cenouras e queijo ralado.
Prato principal: arroz oriental.
Sobremesa: arroz doce com fruta.
Aqui ficam as fotos. Quem quiser as receitas, peça.
Bom Apetite!
(entrada)
(prato principal)
(sobremesa)
O menu foi:
Entrada: pataniscas de batatas, cenouras e queijo ralado.
Prato principal: arroz oriental.
Sobremesa: arroz doce com fruta.
Aqui ficam as fotos. Quem quiser as receitas, peça.
Bom Apetite!
(entrada)
(prato principal)
(sobremesa)
Marcadores:
arroz,
pataniscas,
poupança,
receitas económicas,
sobremesa
Receitas económicas V
E mais uma receita que fiz na semana passada com a intenção de aproveitar um pouco de massa com ervilhas que tinha cozido.
Cortei alface em juliana, juntei uma lata de atum, coloquei a massa por cima com fio de mostarda. E foi um almoço barato e saudável!
Cortei alface em juliana, juntei uma lata de atum, coloquei a massa por cima com fio de mostarda. E foi um almoço barato e saudável!
Marcadores:
alface,
atum,
comida saudável,
massas,
poupança,
poupar,
receitas económicas
A Economia cá em casa
A economia cá em casa não anda nada bem... Cá vamos nós falar outra vez da crise, mas a verdade é que sem trabalho e só com os 900E do marido, a pagar duas casas, pois temos uma casa em Portalegre, de onde viemos e outra em Lisboa que é onde trabalha(mos), é muito complicado.
O que acontece mais cá em casa? Tento manter as contas equilibradas pois a maior parte do dinheiro vai para comida.
Então é sobre comida económica que pretendo continuar este post, na sequência de muitos outros que anteriormente postei.
O nosso orçamento é de 40E por semana para comida. Mas, felizmente, tenho muitos amigos que me dão legumes e eu aceito tudo! Gosto, poupo, e sei que são de qualidade.
Esta semana foi o Natal. Fui passá-lo com a família, à Guarda, de onde sou natural. De lá trouxe broculos(3), batatas para assar(5kg), cebolas(10), alhos franceses(4), espinafres (0,500g), alfaces(2), couves(3), repolhos(2), ovos(12), 1 chouriça, azeite, presunto, erva-príncipe, mel e algumas sobras do abundante jantar e almoço de Natal.
Gastei 65E de gasolina e 40E de portagens, tudo por causa da greve dos maquinistas da CP, mas vou poupar alguns trocos por ter trazido estes legumes todos. Cá em casa tinha uma couve flor que uma amigo nos deu e agora, tenho que pensar em realizar o orçamento e a ementa semanal de acordo com isto, já que vem aí a passagem de ano e gostava de ter um pouco de coisas boas em cima da mesa...
Assim, apresento Tagliatelle com couve-flor e amêndoas laminadas
(todos os ingredientes já estavam disponíveis em casa)
Ingredientes:
Tagliatelle;
Espinafres;
cogumelos;
Fiambre;
Couve flor;
Cenoura;
Amêndoa laminada;
Queijo ralado;
Leite;
Cozer a couve flor por 7 minutos com as cenouras cortadas aos cubos (não juntei sal porque o queijo já tem sal).
Quando estiver cozida, escorrer a água e colocar num tabuleiro de ir ao forno. No mesmo tacho juntar meia chávena de leite e meia de água. Quando estiver a ferver juntar o queijo e mexer sempre até derreter. Juntar à couve flor e cenouras e colocar as amêndoas por cima. Levar ao forno a 180º até as amêndoas estarem tostadas.
Entretanto, cozer a massa.
Quando a massa estiver cozida escorrer a água mas não toda, para a massa não pegar.
Numa wook ou numa frigideira funda, colocar um fio de azeite, os cogumelos laminados e os espinafres. Quando estiverem cozidos juntar a massa e envolver tudo. Por fim, juntar o fiambre.
Deve ser servido quente.
Bom apetite!
O que acontece mais cá em casa? Tento manter as contas equilibradas pois a maior parte do dinheiro vai para comida.
Então é sobre comida económica que pretendo continuar este post, na sequência de muitos outros que anteriormente postei.
O nosso orçamento é de 40E por semana para comida. Mas, felizmente, tenho muitos amigos que me dão legumes e eu aceito tudo! Gosto, poupo, e sei que são de qualidade.
Esta semana foi o Natal. Fui passá-lo com a família, à Guarda, de onde sou natural. De lá trouxe broculos(3), batatas para assar(5kg), cebolas(10), alhos franceses(4), espinafres (0,500g), alfaces(2), couves(3), repolhos(2), ovos(12), 1 chouriça, azeite, presunto, erva-príncipe, mel e algumas sobras do abundante jantar e almoço de Natal.
Gastei 65E de gasolina e 40E de portagens, tudo por causa da greve dos maquinistas da CP, mas vou poupar alguns trocos por ter trazido estes legumes todos. Cá em casa tinha uma couve flor que uma amigo nos deu e agora, tenho que pensar em realizar o orçamento e a ementa semanal de acordo com isto, já que vem aí a passagem de ano e gostava de ter um pouco de coisas boas em cima da mesa...
Assim, apresento Tagliatelle com couve-flor e amêndoas laminadas
(todos os ingredientes já estavam disponíveis em casa)
Ingredientes:
Tagliatelle;
Espinafres;
cogumelos;
Fiambre;
Couve flor;
Cenoura;
Amêndoa laminada;
Queijo ralado;
Leite;
Cozer a couve flor por 7 minutos com as cenouras cortadas aos cubos (não juntei sal porque o queijo já tem sal).
Quando estiver cozida, escorrer a água e colocar num tabuleiro de ir ao forno. No mesmo tacho juntar meia chávena de leite e meia de água. Quando estiver a ferver juntar o queijo e mexer sempre até derreter. Juntar à couve flor e cenouras e colocar as amêndoas por cima. Levar ao forno a 180º até as amêndoas estarem tostadas.
Entretanto, cozer a massa.
Quando a massa estiver cozida escorrer a água mas não toda, para a massa não pegar.
Numa wook ou numa frigideira funda, colocar um fio de azeite, os cogumelos laminados e os espinafres. Quando estiverem cozidos juntar a massa e envolver tudo. Por fim, juntar o fiambre.
Deve ser servido quente.
Bom apetite!
Marcadores:
amêndoas,
aproveitar legumes,
couve flor,
espinafres,
fiambre,
poupança,
poupar,
queijo ralado,
receitas,
receitas económicas
quinta-feira, julho 22, 2010
RECEITAS ECONÓMICAS IV - QUICHE DE ATUM E MILHO

Esta foi mais uma receita da qual me arrependo imenso de não ter tirado uma fotografia... Paciência!
Ficam os ingredientes para poderem fazer e saborear.
Massa folhada fresca
Ervilhas congeladas
Milho congelado
Cenouras cortadas em quartos e depois em pequenas rodelas
Pimento verde em cubos
1 lata de atum em azeite ou ao natural por pessoa
Meio ovo por pessoa
Fatias de queijo
Cozer as ervilhas, o milho, as cenouras e o pimento. Colocar a massa numa tarteira, conforme as instruções na embalagem. Bater os ovos. Depois e cozidos e escorridos, juntar os legumes num recipiente grande, juntar o atum e mexer tudo. Colocar na massa e juntar os ovos. Colocar as fatias de queijo por cima. Levar ao forno cerca de 40minutos. Esta receita dá para comer quente ou fria. Pode acompanhar-se com uma salada de alface. Se for para comer fria não se deve colocar no frigorífico pois a massa irá ficar mole e, apesar de saborosa, fica bem melhor estaladiça.
Bom Apetite!
RECEITAS ECONÓMICAS III - SALADA DE DELÍCIAS DO MAR
Apesar de ter um livro com 21 receitas de saladas e uma caixa que comprei recentemente com uma colecção de 50 saladas, ainda não me consegui desligar do site da vaqueiro como o meu preferido para me inspirar nas receitas. Esta receita é mais um exemplo disso.
Ingredientes:
Natas
Caril
Delícias do mar
Alface em juliana, de qualquer qualidade
Melão ou pêssego natural em pedaços
Retiram-se as delícias do mar do congelador e dispõem-se num prato para descongelarem. Corta-se a alface em juliana e fazem-se bolinhas de melão. Também se podem cortar em triângulos, ou cortar o pêssego em pedaços, caso seja essa a escolha. Cortar as delícias do mar em rodelas grossas. Mistura-se tudo numa saladeira. Faz-se o molho com as natas e o caril. Levar ao lume até ferver e deixar arrefecer. Quando o molho estiver frio juntar à salada e misturar bem.
Bom Apetite!
RECEITAS ECONÓMICAS II - SALADA FRESCA
Esta receita foi inspirada no site da Vaqueiro. Tem receitas deliciosamente deliciosas... Experimentem, façam como eu, adaptem e tenham uma vida colorida e saborosa.
Ingredientes:
Alface de qualquer qualidade
Laranjas
Fiambre em cubos ou bacon em tiras
Uvas pretas ou verdes
Nozes
Croutons
Sementes de sésamo
Azeite ou molho de iogurte
Cortar a alface em juliana, descascar as laranjas e cortar em gomos. Juntar tudo numa saladeira, acrescentar o fiambre ou o bacon, as uvas, as nozes e o azeite ou o molho de iogurte. Por fim pulvilhar com as sementes de sésamo e decorar com os croutons.
Bom Apetite!
RECEITAS ECONÓMICAS I - SALADA COLORIDA DE CAMARÃO
Numa tentativa de se controlar o orçamento e deixar de comer em restaurantes à hora de almoço, comecei por ser eu própria a tratar dos almoços. Como no trabalho, o meu mais que tudo, não tem onde aquecer comida, optei por fazer pratos de salada ou então alguns que não necessitam de se aquecer. Nesta altura de verão é óptimo por diversas razões: são pratos frescos, coloridos e, acima de tudo, com poucas calorias... Tudo de bom, não é? Ficam então algumas dessas receitas. Espero que gostem. Bom apetite.
Nesta receita, esqueci-me de tirar fotografias.
Fica uma foto ilustrativa que retirei da internet.

Ingredientes:
Ervilhas congeladas
Milho congelado
Cenouras Baby congeladas ou cruas cortadas em rodelas
Tomates cereja cortadas ao meio ou das normais em cubos
Alface, de qualquer qualidade
Delícias dos mar
Miolo de camarão
Azeite ou molho de iogurte comprado
Pimenta preta
Oregãos
Cozer as ervilhas, o milho e as cenouras. Quando já estiverem cozidas desligar o lume e juntar o camarão e as delícias do mar. Aguardar 5 minutos. Durante esta espera pode começar a cortar a alface em juliana e as tomates em cubos. Escorrer a águar e passar por água fria. Deixar arrefecer bem, pois senão coze a alface. Misturar tudo e temperar com azeite, pimenta, oregãos ou com o molho de iogurte. Mexer tudo e colocar no frio para o dia seguinte.
Obs: Irão reparar que nas minhas receitas não há sal... Experimentem retirar o sal da vossa alimentação e começar a usar especiarias. Faz bem à saúde e a comida sabe mesmo a comida! Aqui fica uma sugestão saudável.
Bom apetite!
Nesta receita, esqueci-me de tirar fotografias.
Fica uma foto ilustrativa que retirei da internet.

Ingredientes:
Ervilhas congeladas
Milho congelado
Cenouras Baby congeladas ou cruas cortadas em rodelas
Tomates cereja cortadas ao meio ou das normais em cubos
Alface, de qualquer qualidade
Delícias dos mar
Miolo de camarão
Azeite ou molho de iogurte comprado
Pimenta preta
Oregãos
Cozer as ervilhas, o milho e as cenouras. Quando já estiverem cozidas desligar o lume e juntar o camarão e as delícias do mar. Aguardar 5 minutos. Durante esta espera pode começar a cortar a alface em juliana e as tomates em cubos. Escorrer a águar e passar por água fria. Deixar arrefecer bem, pois senão coze a alface. Misturar tudo e temperar com azeite, pimenta, oregãos ou com o molho de iogurte. Mexer tudo e colocar no frio para o dia seguinte.
Obs: Irão reparar que nas minhas receitas não há sal... Experimentem retirar o sal da vossa alimentação e começar a usar especiarias. Faz bem à saúde e a comida sabe mesmo a comida! Aqui fica uma sugestão saudável.
Bom apetite!
Marcadores:
receitas,
receitas económicas,
refeição económica,
refeição saudável,
salada mista
quinta-feira, julho 01, 2010
SALADA DE FRANGO

Ingredientes 2 pessoas;
Sobras ou não de meio frango cozido ou assado;
Ervilhas congeladas;
Milho;
Alface;
Pepino;
cenoura ralada;
2 ovos;
Azeite;
Oregãos;
Vinagre de cidra;
Meia colher de café de sal;
Cozer e/ou Desfiar o frango por 45 minutos. Cozer os ovos por 15 minutos. Cozer as ervilhas conforme instruções na embalagem. Dispor numa saladeira o frango desfiado, as cenouras raladas, as ervilhas, o milho, o pepino e os ovos cortado em cubos. Deixar no frio meia hora antes servir. Temperar com o azeite, os oregãos, o vinagre e o sal. Misturar tudo e servir.
BOM APETITE|
Marcadores:
cor,
frango,
receitas,
receitas económicas,
refeição saudável,
salada mista
domingo, fevereiro 28, 2010
SOBRAS DE REFEIÇÕES - APROVEITAMENTO

(www.gege.agrarias.ufpr.br)
Ontem ao almoço fiz pescada cozida com ervilhas e sobrou ainda 1 posta e pelo menos 2 colheres de ervilhas. Como a vida está cara e não se pode estragar comida, sugiro uma receita para aproveitar o peixe e as ervilhas que sobraram.
Arroz de peixe pescada com ervilhas e cenoura:
Faz-se um refogado com azeite, uma tomate, cebola e a cenoura ralada. Acrescentam-se as ervilhas e uma folha de louro. Junta-se a água suficiente para cozer o arroz, normalmente 1 volume de arroz para 2 de água, e o tempêro que preferirem, sal ou cubo de peixe. Nesta receita pode juntar mais um 1/3 de água para não ficar seco. Deixa-se ferver e reduz-se o lume para o arroz ir cozendo lentamente. Quando já estiver quase sem água acrescenta-se a pescada desfiada e delícias do mar cortadas em rodelas. Mantenha o lume baixo e veja se o arroz não fica mesmo sem água pois iria ficar seco.
Servir com salada de alface.
Bom apetite.
Espero que façam esta receita e me digam de vossa justiça.
Marcadores:
aproveitamentos,
arroz,
poupar,
receitas económicas,
sobras de alimentos
sábado, fevereiro 27, 2010
MENU DE FIM DE SEMANA
SÁBADO:
Almoço:Pescada Cozida com ervilhas cozidas.
Jantar: Tenho um encontro com os meus antigos colegas de faculdade e vamos jantar a um restaurante.
Domingo:
Almoço: Arroz de peixe com ervilhas, sobrou pescada do almoço de Sábado e vou aproveitar.
Jantar: Bifanas Grelhadas com salada de alface e tomate.
Almoço:Pescada Cozida com ervilhas cozidas.
Jantar: Tenho um encontro com os meus antigos colegas de faculdade e vamos jantar a um restaurante.
Domingo:
Almoço: Arroz de peixe com ervilhas, sobrou pescada do almoço de Sábado e vou aproveitar.
Jantar: Bifanas Grelhadas com salada de alface e tomate.
Marcadores:
menu económico,
receitas económicas
terça-feira, fevereiro 16, 2010
MENU DA SEMANA
SEGUNDA:
Almoço: Entremeada Grelhada com salada de alface e tomate
Jantar: Sopa de Legumes
TERÇA:
Almoço: Almoço de Carnaval (patrocinado pela mãezinha que veio passar uns dias comigo): Cozido de enchidos (chouriça, farinheira, morcela, bucho de carne, batatas, couve, cenouras, toucinho salgado.
Jantar: Sopa de legumes
QUARTA:
Almoço: Pescada cozida com feijão verde cozido
Jantar: Bife de peru grelhado com salada de alface e tomate
QUINTA:
Almoço: É da responsabilidade da minha mãe porque vamos ter mais familiares para o almoço
Jantar: Já estaremos na terra e portanto até domingo à noite são refeições em casa da mãe.
Almoço: Entremeada Grelhada com salada de alface e tomate
Jantar: Sopa de Legumes
TERÇA:
Almoço: Almoço de Carnaval (patrocinado pela mãezinha que veio passar uns dias comigo): Cozido de enchidos (chouriça, farinheira, morcela, bucho de carne, batatas, couve, cenouras, toucinho salgado.
Jantar: Sopa de legumes
QUARTA:
Almoço: Pescada cozida com feijão verde cozido
Jantar: Bife de peru grelhado com salada de alface e tomate
QUINTA:
Almoço: É da responsabilidade da minha mãe porque vamos ter mais familiares para o almoço
Jantar: Já estaremos na terra e portanto até domingo à noite são refeições em casa da mãe.
Marcadores:
Carnaval,
menu,
menu económico,
receitas,
receitas económicas
sábado, fevereiro 13, 2010
MENU DE FIM DE SEMANA
SÁBADO:
Carapau grelhado com couves de bruxelas salteadas;
Sopa de Legumes
DOMINGO:
Entremeada Grelhada com arroz de pinhões e passas e salada de Alface;
Jantar: Como é dia dos namorados espero que o meu mais que tudo me leve a jantar fora;
Carapau grelhado com couves de bruxelas salteadas;
Sopa de Legumes
DOMINGO:
Entremeada Grelhada com arroz de pinhões e passas e salada de Alface;
Jantar: Como é dia dos namorados espero que o meu mais que tudo me leve a jantar fora;
Marcadores:
fim de semana,
menu,
receitas económicas
quinta-feira, fevereiro 04, 2010
Menu da semana de 1 a 5 de Fevereiro
2ª-feira:
Almoço: Omelete com Couve de bruxelas e salada de Tomate - Hidratos de carbono=8g (Sobra da refeição de domingo à noite)
Jantar: Hamburguer grelhado com salada de alface - Hidratos de carbono=0g
3ª-feira:
Almoço: Hamburguer grelhado com salada de alface - Hidratos de carbono=0g
Jantar: Pescada Cozida com jardineira de legumes - Hidratos de carbono=5g
4ª-feira:
Almoço: Rissóis de carne com salada de alface e tomate - Hidratos de carbono=37g
Jantar: Peixe vermelho de tomatada com puré de batata e salada de alface - Hidratos de carbono = 22g
5ª-feira:
Almoço: Peixe vermelho de tomatada com puré de batata e salada de alface - Hidratos de carbono = 22g
Jantar: Entremeada Grelhada com salada de Alface - Hidratos de carbono=0g
6ª-feira:
Almoço: Salada do mar (massa torcida+delícias do mar+ovo cozido+ervilhas+picles+azeitonas recheadas) - Hidratos de carbono=30g
Jantar: Empadão de atum - Hidrato de carbono=25g
Bom apetite e Boas poupanças!
Almoço: Omelete com Couve de bruxelas e salada de Tomate - Hidratos de carbono=8g (Sobra da refeição de domingo à noite)
Jantar: Hamburguer grelhado com salada de alface - Hidratos de carbono=0g
3ª-feira:
Almoço: Hamburguer grelhado com salada de alface - Hidratos de carbono=0g
Jantar: Pescada Cozida com jardineira de legumes - Hidratos de carbono=5g
4ª-feira:
Almoço: Rissóis de carne com salada de alface e tomate - Hidratos de carbono=37g
Jantar: Peixe vermelho de tomatada com puré de batata e salada de alface - Hidratos de carbono = 22g
5ª-feira:
Almoço: Peixe vermelho de tomatada com puré de batata e salada de alface - Hidratos de carbono = 22g
Jantar: Entremeada Grelhada com salada de Alface - Hidratos de carbono=0g
6ª-feira:
Almoço: Salada do mar (massa torcida+delícias do mar+ovo cozido+ervilhas+picles+azeitonas recheadas) - Hidratos de carbono=30g
Jantar: Empadão de atum - Hidrato de carbono=25g
Bom apetite e Boas poupanças!
Marcadores:
atkins,
dieta,
hidratos de carbono,
receitas,
receitas económicas
Subscrever:
Mensagens (Atom)


