Mais uma receita feita numa tarde soalheira. Bolachas de aveia com passas e pepitas de chocolate. Melhor, só acompanhadas com um chá...
Mostrar mensagens com a etiqueta receitas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta receitas. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, fevereiro 21, 2012
quarta-feira, dezembro 28, 2011
A Economia cá em casa
A economia cá em casa não anda nada bem... Cá vamos nós falar outra vez da crise, mas a verdade é que sem trabalho e só com os 900E do marido, a pagar duas casas, pois temos uma casa em Portalegre, de onde viemos e outra em Lisboa que é onde trabalha(mos), é muito complicado.
O que acontece mais cá em casa? Tento manter as contas equilibradas pois a maior parte do dinheiro vai para comida.
Então é sobre comida económica que pretendo continuar este post, na sequência de muitos outros que anteriormente postei.
O nosso orçamento é de 40E por semana para comida. Mas, felizmente, tenho muitos amigos que me dão legumes e eu aceito tudo! Gosto, poupo, e sei que são de qualidade.
Esta semana foi o Natal. Fui passá-lo com a família, à Guarda, de onde sou natural. De lá trouxe broculos(3), batatas para assar(5kg), cebolas(10), alhos franceses(4), espinafres (0,500g), alfaces(2), couves(3), repolhos(2), ovos(12), 1 chouriça, azeite, presunto, erva-príncipe, mel e algumas sobras do abundante jantar e almoço de Natal.
Gastei 65E de gasolina e 40E de portagens, tudo por causa da greve dos maquinistas da CP, mas vou poupar alguns trocos por ter trazido estes legumes todos. Cá em casa tinha uma couve flor que uma amigo nos deu e agora, tenho que pensar em realizar o orçamento e a ementa semanal de acordo com isto, já que vem aí a passagem de ano e gostava de ter um pouco de coisas boas em cima da mesa...
Assim, apresento Tagliatelle com couve-flor e amêndoas laminadas
(todos os ingredientes já estavam disponíveis em casa)
Ingredientes:
Tagliatelle;
Espinafres;
cogumelos;
Fiambre;
Couve flor;
Cenoura;
Amêndoa laminada;
Queijo ralado;
Leite;
Cozer a couve flor por 7 minutos com as cenouras cortadas aos cubos (não juntei sal porque o queijo já tem sal).
Quando estiver cozida, escorrer a água e colocar num tabuleiro de ir ao forno. No mesmo tacho juntar meia chávena de leite e meia de água. Quando estiver a ferver juntar o queijo e mexer sempre até derreter. Juntar à couve flor e cenouras e colocar as amêndoas por cima. Levar ao forno a 180º até as amêndoas estarem tostadas.
Entretanto, cozer a massa.
Quando a massa estiver cozida escorrer a água mas não toda, para a massa não pegar.
Numa wook ou numa frigideira funda, colocar um fio de azeite, os cogumelos laminados e os espinafres. Quando estiverem cozidos juntar a massa e envolver tudo. Por fim, juntar o fiambre.
Deve ser servido quente.
Bom apetite!
O que acontece mais cá em casa? Tento manter as contas equilibradas pois a maior parte do dinheiro vai para comida.
Então é sobre comida económica que pretendo continuar este post, na sequência de muitos outros que anteriormente postei.
O nosso orçamento é de 40E por semana para comida. Mas, felizmente, tenho muitos amigos que me dão legumes e eu aceito tudo! Gosto, poupo, e sei que são de qualidade.
Esta semana foi o Natal. Fui passá-lo com a família, à Guarda, de onde sou natural. De lá trouxe broculos(3), batatas para assar(5kg), cebolas(10), alhos franceses(4), espinafres (0,500g), alfaces(2), couves(3), repolhos(2), ovos(12), 1 chouriça, azeite, presunto, erva-príncipe, mel e algumas sobras do abundante jantar e almoço de Natal.
Gastei 65E de gasolina e 40E de portagens, tudo por causa da greve dos maquinistas da CP, mas vou poupar alguns trocos por ter trazido estes legumes todos. Cá em casa tinha uma couve flor que uma amigo nos deu e agora, tenho que pensar em realizar o orçamento e a ementa semanal de acordo com isto, já que vem aí a passagem de ano e gostava de ter um pouco de coisas boas em cima da mesa...
Assim, apresento Tagliatelle com couve-flor e amêndoas laminadas
(todos os ingredientes já estavam disponíveis em casa)
Ingredientes:
Tagliatelle;
Espinafres;
cogumelos;
Fiambre;
Couve flor;
Cenoura;
Amêndoa laminada;
Queijo ralado;
Leite;
Cozer a couve flor por 7 minutos com as cenouras cortadas aos cubos (não juntei sal porque o queijo já tem sal).
Quando estiver cozida, escorrer a água e colocar num tabuleiro de ir ao forno. No mesmo tacho juntar meia chávena de leite e meia de água. Quando estiver a ferver juntar o queijo e mexer sempre até derreter. Juntar à couve flor e cenouras e colocar as amêndoas por cima. Levar ao forno a 180º até as amêndoas estarem tostadas.
Entretanto, cozer a massa.
Quando a massa estiver cozida escorrer a água mas não toda, para a massa não pegar.
Numa wook ou numa frigideira funda, colocar um fio de azeite, os cogumelos laminados e os espinafres. Quando estiverem cozidos juntar a massa e envolver tudo. Por fim, juntar o fiambre.
Deve ser servido quente.
Bom apetite!
Marcadores:
amêndoas,
aproveitar legumes,
couve flor,
espinafres,
fiambre,
poupança,
poupar,
queijo ralado,
receitas,
receitas económicas
quinta-feira, julho 22, 2010
RECEITAS ECONÓMICAS IV - QUICHE DE ATUM E MILHO

Esta foi mais uma receita da qual me arrependo imenso de não ter tirado uma fotografia... Paciência!
Ficam os ingredientes para poderem fazer e saborear.
Massa folhada fresca
Ervilhas congeladas
Milho congelado
Cenouras cortadas em quartos e depois em pequenas rodelas
Pimento verde em cubos
1 lata de atum em azeite ou ao natural por pessoa
Meio ovo por pessoa
Fatias de queijo
Cozer as ervilhas, o milho, as cenouras e o pimento. Colocar a massa numa tarteira, conforme as instruções na embalagem. Bater os ovos. Depois e cozidos e escorridos, juntar os legumes num recipiente grande, juntar o atum e mexer tudo. Colocar na massa e juntar os ovos. Colocar as fatias de queijo por cima. Levar ao forno cerca de 40minutos. Esta receita dá para comer quente ou fria. Pode acompanhar-se com uma salada de alface. Se for para comer fria não se deve colocar no frigorífico pois a massa irá ficar mole e, apesar de saborosa, fica bem melhor estaladiça.
Bom Apetite!
RECEITAS ECONÓMICAS III - SALADA DE DELÍCIAS DO MAR
Apesar de ter um livro com 21 receitas de saladas e uma caixa que comprei recentemente com uma colecção de 50 saladas, ainda não me consegui desligar do site da vaqueiro como o meu preferido para me inspirar nas receitas. Esta receita é mais um exemplo disso.
Ingredientes:
Natas
Caril
Delícias do mar
Alface em juliana, de qualquer qualidade
Melão ou pêssego natural em pedaços
Retiram-se as delícias do mar do congelador e dispõem-se num prato para descongelarem. Corta-se a alface em juliana e fazem-se bolinhas de melão. Também se podem cortar em triângulos, ou cortar o pêssego em pedaços, caso seja essa a escolha. Cortar as delícias do mar em rodelas grossas. Mistura-se tudo numa saladeira. Faz-se o molho com as natas e o caril. Levar ao lume até ferver e deixar arrefecer. Quando o molho estiver frio juntar à salada e misturar bem.
Bom Apetite!
RECEITAS ECONÓMICAS II - SALADA FRESCA
Esta receita foi inspirada no site da Vaqueiro. Tem receitas deliciosamente deliciosas... Experimentem, façam como eu, adaptem e tenham uma vida colorida e saborosa.
Ingredientes:
Alface de qualquer qualidade
Laranjas
Fiambre em cubos ou bacon em tiras
Uvas pretas ou verdes
Nozes
Croutons
Sementes de sésamo
Azeite ou molho de iogurte
Cortar a alface em juliana, descascar as laranjas e cortar em gomos. Juntar tudo numa saladeira, acrescentar o fiambre ou o bacon, as uvas, as nozes e o azeite ou o molho de iogurte. Por fim pulvilhar com as sementes de sésamo e decorar com os croutons.
Bom Apetite!
RECEITAS ECONÓMICAS I - SALADA COLORIDA DE CAMARÃO
Numa tentativa de se controlar o orçamento e deixar de comer em restaurantes à hora de almoço, comecei por ser eu própria a tratar dos almoços. Como no trabalho, o meu mais que tudo, não tem onde aquecer comida, optei por fazer pratos de salada ou então alguns que não necessitam de se aquecer. Nesta altura de verão é óptimo por diversas razões: são pratos frescos, coloridos e, acima de tudo, com poucas calorias... Tudo de bom, não é? Ficam então algumas dessas receitas. Espero que gostem. Bom apetite.
Nesta receita, esqueci-me de tirar fotografias.
Fica uma foto ilustrativa que retirei da internet.

Ingredientes:
Ervilhas congeladas
Milho congelado
Cenouras Baby congeladas ou cruas cortadas em rodelas
Tomates cereja cortadas ao meio ou das normais em cubos
Alface, de qualquer qualidade
Delícias dos mar
Miolo de camarão
Azeite ou molho de iogurte comprado
Pimenta preta
Oregãos
Cozer as ervilhas, o milho e as cenouras. Quando já estiverem cozidas desligar o lume e juntar o camarão e as delícias do mar. Aguardar 5 minutos. Durante esta espera pode começar a cortar a alface em juliana e as tomates em cubos. Escorrer a águar e passar por água fria. Deixar arrefecer bem, pois senão coze a alface. Misturar tudo e temperar com azeite, pimenta, oregãos ou com o molho de iogurte. Mexer tudo e colocar no frio para o dia seguinte.
Obs: Irão reparar que nas minhas receitas não há sal... Experimentem retirar o sal da vossa alimentação e começar a usar especiarias. Faz bem à saúde e a comida sabe mesmo a comida! Aqui fica uma sugestão saudável.
Bom apetite!
Nesta receita, esqueci-me de tirar fotografias.
Fica uma foto ilustrativa que retirei da internet.

Ingredientes:
Ervilhas congeladas
Milho congelado
Cenouras Baby congeladas ou cruas cortadas em rodelas
Tomates cereja cortadas ao meio ou das normais em cubos
Alface, de qualquer qualidade
Delícias dos mar
Miolo de camarão
Azeite ou molho de iogurte comprado
Pimenta preta
Oregãos
Cozer as ervilhas, o milho e as cenouras. Quando já estiverem cozidas desligar o lume e juntar o camarão e as delícias do mar. Aguardar 5 minutos. Durante esta espera pode começar a cortar a alface em juliana e as tomates em cubos. Escorrer a águar e passar por água fria. Deixar arrefecer bem, pois senão coze a alface. Misturar tudo e temperar com azeite, pimenta, oregãos ou com o molho de iogurte. Mexer tudo e colocar no frio para o dia seguinte.
Obs: Irão reparar que nas minhas receitas não há sal... Experimentem retirar o sal da vossa alimentação e começar a usar especiarias. Faz bem à saúde e a comida sabe mesmo a comida! Aqui fica uma sugestão saudável.
Bom apetite!
Marcadores:
receitas,
receitas económicas,
refeição económica,
refeição saudável,
salada mista
quinta-feira, julho 01, 2010
SALADA DE FRANGO

Ingredientes 2 pessoas;
Sobras ou não de meio frango cozido ou assado;
Ervilhas congeladas;
Milho;
Alface;
Pepino;
cenoura ralada;
2 ovos;
Azeite;
Oregãos;
Vinagre de cidra;
Meia colher de café de sal;
Cozer e/ou Desfiar o frango por 45 minutos. Cozer os ovos por 15 minutos. Cozer as ervilhas conforme instruções na embalagem. Dispor numa saladeira o frango desfiado, as cenouras raladas, as ervilhas, o milho, o pepino e os ovos cortado em cubos. Deixar no frio meia hora antes servir. Temperar com o azeite, os oregãos, o vinagre e o sal. Misturar tudo e servir.
BOM APETITE|
Marcadores:
cor,
frango,
receitas,
receitas económicas,
refeição saudável,
salada mista
sexta-feira, março 12, 2010
MENU FIM-DE-SEMANA

(www.vaqueiro.pt)
SÁBADO:
Almoço: Bifes Grelhados com espinafres salteados e castanhas fritas.
Jantar: Peixe vermelho em tomatada com ervilhas.
Domingo:
Almoço/jantar: Perna de perú assada com salada de alface.
Marcadores:
fim de semana,
menu,
menu económico,
receitas
terça-feira, fevereiro 16, 2010
MENU DA SEMANA
SEGUNDA:
Almoço: Entremeada Grelhada com salada de alface e tomate
Jantar: Sopa de Legumes
TERÇA:
Almoço: Almoço de Carnaval (patrocinado pela mãezinha que veio passar uns dias comigo): Cozido de enchidos (chouriça, farinheira, morcela, bucho de carne, batatas, couve, cenouras, toucinho salgado.
Jantar: Sopa de legumes
QUARTA:
Almoço: Pescada cozida com feijão verde cozido
Jantar: Bife de peru grelhado com salada de alface e tomate
QUINTA:
Almoço: É da responsabilidade da minha mãe porque vamos ter mais familiares para o almoço
Jantar: Já estaremos na terra e portanto até domingo à noite são refeições em casa da mãe.
Almoço: Entremeada Grelhada com salada de alface e tomate
Jantar: Sopa de Legumes
TERÇA:
Almoço: Almoço de Carnaval (patrocinado pela mãezinha que veio passar uns dias comigo): Cozido de enchidos (chouriça, farinheira, morcela, bucho de carne, batatas, couve, cenouras, toucinho salgado.
Jantar: Sopa de legumes
QUARTA:
Almoço: Pescada cozida com feijão verde cozido
Jantar: Bife de peru grelhado com salada de alface e tomate
QUINTA:
Almoço: É da responsabilidade da minha mãe porque vamos ter mais familiares para o almoço
Jantar: Já estaremos na terra e portanto até domingo à noite são refeições em casa da mãe.
Marcadores:
Carnaval,
menu,
menu económico,
receitas,
receitas económicas
quinta-feira, fevereiro 04, 2010
Menu da semana de 1 a 5 de Fevereiro
2ª-feira:
Almoço: Omelete com Couve de bruxelas e salada de Tomate - Hidratos de carbono=8g (Sobra da refeição de domingo à noite)
Jantar: Hamburguer grelhado com salada de alface - Hidratos de carbono=0g
3ª-feira:
Almoço: Hamburguer grelhado com salada de alface - Hidratos de carbono=0g
Jantar: Pescada Cozida com jardineira de legumes - Hidratos de carbono=5g
4ª-feira:
Almoço: Rissóis de carne com salada de alface e tomate - Hidratos de carbono=37g
Jantar: Peixe vermelho de tomatada com puré de batata e salada de alface - Hidratos de carbono = 22g
5ª-feira:
Almoço: Peixe vermelho de tomatada com puré de batata e salada de alface - Hidratos de carbono = 22g
Jantar: Entremeada Grelhada com salada de Alface - Hidratos de carbono=0g
6ª-feira:
Almoço: Salada do mar (massa torcida+delícias do mar+ovo cozido+ervilhas+picles+azeitonas recheadas) - Hidratos de carbono=30g
Jantar: Empadão de atum - Hidrato de carbono=25g
Bom apetite e Boas poupanças!
Almoço: Omelete com Couve de bruxelas e salada de Tomate - Hidratos de carbono=8g (Sobra da refeição de domingo à noite)
Jantar: Hamburguer grelhado com salada de alface - Hidratos de carbono=0g
3ª-feira:
Almoço: Hamburguer grelhado com salada de alface - Hidratos de carbono=0g
Jantar: Pescada Cozida com jardineira de legumes - Hidratos de carbono=5g
4ª-feira:
Almoço: Rissóis de carne com salada de alface e tomate - Hidratos de carbono=37g
Jantar: Peixe vermelho de tomatada com puré de batata e salada de alface - Hidratos de carbono = 22g
5ª-feira:
Almoço: Peixe vermelho de tomatada com puré de batata e salada de alface - Hidratos de carbono = 22g
Jantar: Entremeada Grelhada com salada de Alface - Hidratos de carbono=0g
6ª-feira:
Almoço: Salada do mar (massa torcida+delícias do mar+ovo cozido+ervilhas+picles+azeitonas recheadas) - Hidratos de carbono=30g
Jantar: Empadão de atum - Hidrato de carbono=25g
Bom apetite e Boas poupanças!
Marcadores:
atkins,
dieta,
hidratos de carbono,
receitas,
receitas económicas
Vegetarianismo

Este vai ser o primeiro post oficial do blog, pois como já repararam já tinha outro blog anterior que não é menos interessante, e vou dedicá-lo ao vegetarianismo. Não sou seguidora, mas como gosto de experimentar de tudo um pouco e tenho uma dieta que devo cumprir, decidi partilhar receitas menos calóricas e diferentes(retiradas de http://www.centrovegetariano.org/receitas):
Croquetes de espinafres:
Ingredientes:
2 maços de espinafres
2 chávenas de chá de flocos de aveia
1 colher de sopa de farinha de glúten
pão integral ralado q.b
noz-moscada q.b
sal q.b
Preparação:
Durante 5 minutos coze os espinafres no vapor. De
seguida, macera-os até que se tornem num puré.
Acrescenta a aveia superfina, a farinha de glúten,
a noz moscada e sal a gosto. Mistura bem os
ingredientes formando uma pasta uniforme. Molda
manualmente os croquetes passando-os depois pelo
pão ralado.
Leva os croquetes ao forno já pré-aquecido até que
estejam dourados.
Croquetes de batata
Ingredientes:
1 kg de batatas
100 g de ervilhas frescas e outros legumes
(couve-flor, cenoura, etc.)
3 colheres de sopa de pão ralado
2 colheres de sopa de coentros frescos picados
1 colher de chá de sementes de cominhos
sumo de ½ limão
2 colheres de sopa de óleo
molho de tomate tradicional temperado
sal
Preparação:
Coze as batatas com casca, e os demais legumes em
separado. Retira a pele das batatas e mistura-as
com os outros legumes cozidos, amassando bem.
Junta todos os temperos, o sumo de limão e o pão
ralado e mistura. Forma pequenos croquetes. Aquece
o óleo e frita até que dourem por igual.
Serve os croquetes ainda quentes com o molho de
tomate.
Almôndegas de aveia e cenoura
Ingredientes:
1 chávena de aveia crua
1 chávena de cenoura ralada fina
½ chávena de pão ralado
½ chávena de farinha de trigo
cheiro verde picado q.b
manjericão q.b
sal q.b
Preparação:
Mistura bem todos os ingredientes e faz pequenas
almôndegas. Assa no forno, em forma untada,
durante alguns minutos. Depois de assadas, cozinha
em molho ralo de tomate durante 15 minutos.
Preparem, Provem e digam qualquer coisa
Marcadores:
dieta,
receitas,
vegetarianismo
Subscrever:
Mensagens (Atom)
