Mostrar mensagens com a etiqueta poupar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta poupar. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Receitas económicas VII

Tinha uma embalagem de puré de batata instantâneo já quase a passar da validade e tinha comprado meio quilo de carne picada de vaca. Tinha cozido couve de bruxelas na noite anterior e tudo se juntou neste empadão delicioso. Comemos ao jantar e ainda guardei no congelador para outra refeição, assim como, um pedaço de puré que já não utilizei no empadão.

Receitas económicas V

E mais uma receita que fiz na semana passada com a intenção de aproveitar um pouco de massa com ervilhas que tinha cozido.

Cortei alface em juliana, juntei uma lata de atum, coloquei a massa por cima com fio de mostarda. E foi um almoço barato e saudável!

A Economia cá em casa

A economia cá em casa não anda nada bem... Cá vamos nós falar outra vez da crise, mas a verdade é que sem trabalho e só com os 900E do marido, a pagar duas casas, pois temos uma casa em Portalegre, de onde viemos e outra em Lisboa que é onde trabalha(mos), é muito complicado.

O que acontece mais cá em casa? Tento manter as contas equilibradas pois a maior parte do dinheiro vai para comida.

Então é sobre comida económica que pretendo continuar este post, na sequência de muitos outros que anteriormente postei.

O nosso orçamento é de 40E por semana para comida. Mas, felizmente, tenho muitos amigos que me dão legumes e eu aceito tudo! Gosto, poupo, e sei que são de qualidade.
Esta semana foi o Natal. Fui passá-lo com a família, à Guarda, de onde sou natural. De lá trouxe broculos(3), batatas para assar(5kg), cebolas(10), alhos franceses(4), espinafres (0,500g), alfaces(2), couves(3), repolhos(2), ovos(12), 1 chouriça, azeite, presunto, erva-príncipe, mel e algumas sobras do abundante jantar e almoço de Natal.

Gastei 65E de gasolina e 40E de portagens, tudo por causa da greve dos maquinistas da CP, mas vou poupar alguns trocos por ter trazido estes legumes todos. Cá em casa tinha uma couve flor que uma amigo nos deu e agora, tenho que pensar em realizar o orçamento e a ementa semanal de acordo com isto, já que vem aí a passagem de ano e gostava de ter um pouco de coisas boas em cima da mesa...

Assim, apresento Tagliatelle com couve-flor e amêndoas laminadas
(todos os ingredientes já estavam disponíveis em casa)


Ingredientes:
Tagliatelle;
Espinafres;
cogumelos;
Fiambre;
Couve flor;
Cenoura;
Amêndoa laminada;
Queijo ralado;
Leite;

Cozer a couve flor por 7 minutos com as cenouras cortadas aos cubos (não juntei sal porque o queijo já tem sal).
Quando estiver cozida, escorrer a água e colocar num tabuleiro de ir ao forno. No mesmo tacho juntar meia chávena de leite e meia de água. Quando estiver a ferver juntar o queijo e mexer sempre até derreter. Juntar à couve flor e cenouras e colocar as amêndoas por cima. Levar ao forno a 180º até as amêndoas estarem tostadas.
Entretanto, cozer a massa.
Quando a massa estiver cozida escorrer a água mas não toda, para a massa não pegar.
Numa wook ou numa frigideira funda, colocar um fio de azeite, os cogumelos laminados e os espinafres. Quando estiverem cozidos juntar a massa e envolver tudo. Por fim, juntar o fiambre.

Deve ser servido quente.
Bom apetite!

terça-feira, agosto 23, 2011

WORKSHOP/FORMAÇÃO: GESTÃO DE ORÇAMENTO FAMILIAR

Com o tema "crise" em quase todo o lado, é necessário aplicar bem o seu orçamento para fazer face a todas as despesas fixas, às que surgem sem avisar ou aquelas que sonha ter.

Para tal, temos à sua disposição este workshop/formação de gestão do orçamento familiar a realizar nos dias 10 (sábado), 14 (4ª-feira), 17 (sábado), 21 (4ª feira) e 24 (sábado) de Setembro das 18h30 às 20h30m.

Para receber mais informações envie um e-mail para workshops.nunes@gmail.com

domingo, fevereiro 28, 2010

SOBRAS DE REFEIÇÕES - APROVEITAMENTO


(www.gege.agrarias.ufpr.br)
Ontem ao almoço fiz pescada cozida com ervilhas e sobrou ainda 1 posta e pelo menos 2 colheres de ervilhas. Como a vida está cara e não se pode estragar comida, sugiro uma receita para aproveitar o peixe e as ervilhas que sobraram.

Arroz de peixe pescada com ervilhas e cenoura:

Faz-se um refogado com azeite, uma tomate, cebola e a cenoura ralada. Acrescentam-se as ervilhas e uma folha de louro. Junta-se a água suficiente para cozer o arroz, normalmente 1 volume de arroz para 2 de água, e o tempêro que preferirem, sal ou cubo de peixe. Nesta receita pode juntar mais um 1/3 de água para não ficar seco. Deixa-se ferver e reduz-se o lume para o arroz ir cozendo lentamente. Quando já estiver quase sem água acrescenta-se a pescada desfiada e delícias do mar cortadas em rodelas. Mantenha o lume baixo e veja se o arroz não fica mesmo sem água pois iria ficar seco.

Servir com salada de alface.

Bom apetite.

Espero que façam esta receita e me digam de vossa justiça.

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

BOLO DE NATAS

Tal como prometido aqui fica a fotografia do bolo de Natas que fiz para aproveitar um pacote de natas que já estava no último dia de validade. Vocês não podem provar mas posso dizer que está muito saboroso. Óptimo para acompanhar um chá de maçã/canela nestes dias de Inverno.

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

"SÍNDROMA DO IOGURTE"

Li num artigo do Diário Económico, cujo título é "20 dicas para cortar 18 mil euros no seu orçamento" que se consegue ver uma pessoa vive bem financeiramente pela marca dos iogurtes que come já que, os iogurtes, são vistos como um bem essencial na alimentação das famílias e é uma forma de se contribuir para o bem estar dos seus elementos. "Quando as pessoas têm de deixar de comprar os iogurtes da marca para passarem a comprar produtos de marca branca isso é visto como algo de muito penoso para as pessoas. Este fenómeno foi apelidado de ‘Síndroma do Iorgurte'".

Este artigo diz ainda que "poupar é um verbo que tem de ser conjugado no presente. A boa notícia é que não tem de significar obrigatoriamente um sacrifício."

Dá dicas de como no dia-a-dia se pode poupar. Exemplos:
- se optar por beber menos um café por dia, chegará ao fim de um ano com mais 220 euros na carteira (1 café por dia=0,60€, 365 dias=219€) Imagine se tomar 2 ou até 3 cafés por dia!

Faça o seu próprio orçamento e veja quais as despesas que pode cortar e junte esse dinheiro numa caixa ou numa conta e ao fim do ano verá os resultados.

http://economico.sapo.pt/noticias/20-dicas-para-cortar-18-mil-euros-no-seu-orcamento_81925.html

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

DICAS - POUPAR DINHEIRO



o dinheiro está caro, ouve-se muito dizer... Então, há que começar a poupá-lo.
E poupar serve para se livrar todas as dívidas, criar um fundo de maneio para qualquer emergência que possa surgir ou simplesmente para equilibrar as finanças pessoais. Há demasiadas formas e truques para poupar dinheiro, mas é preciso aplicar.

1.Registar todas as despesas. Esta é a forma de se descobrir se está a gastar dinheiro desnecessariamente, ou seja, onde e como se pode poupar! Durante um mês, deve-se guardar os talões de tudo aquilo que se compra ou consome, anotando numa folha outros gastos para os quais não tenha talão (renda, prestação do crédito à habitação, cartões de crédito, contas água, luz, gás…). No final do mês já sabe onde gastou e no mês a seguir, esse dinheiro tem que sobrar. No final de algum tempo verá que o dinheiro que gasta a jantar fora ou em calçado que apenas compra porque está na moda, poderá servir para fazer uma viagem ou algo melhor que apenas pensava pertencer ao mundo dos sonhos.

2.Tomar o pequeno-almoço em casa. Se por média gastar 6€ por dia no pequeno almoço, multiplicado pelos 5 dias da semana dá precisamente 30€, e isto ao fim do mês soma 120€ que pode optar por ser despesa ou poupança!

3.E almoçar e lanchar em casa: Quem pode deve ir almoçar a casa se não poder então deve levar o almoço de casa. Ao jantar faça mais comida a contar com a refeição no dia a seguir. Ninguém morre por comer duas vezes seguidas a mesma refeição ou então invente e aproveite as sobras para confeccionar uma nova refeição. Para o lanche, opte por um iogurte, bolachas e uma peça de fruta, para além de ficar económico também é mais saudável. Imagine que gasta 2€ por dia para beber um café e comer um pastel de nata ao lanche, 5 dias por semana=10€, as 4 semanas do mês= 40€.

4.Aproveitar os cupões e os talões que muitos supermercados e hipermercados oferecem aos seus clientes, mas limite-se a adquirir apenas aqueles produtos que têm utilidade e não porque está em promoção. Estar atenta à publicidade que recebe na caixa de correio permite aproveitar as promoções realmente vantajosas, podendo comprar em grandes quantidades as coisas que não se estragam (detergentes, papel higiénico, arroz, massa, leite, enlatados, alguns congelados).

5. Evitar comprar em máquinas automáticas ou estações de serviço. Os produtos chegam a custar o triplo do que nos supermecados. Trazer sempre uma garrafa de 50l na carteira não pesa assim tanto e, como se deve consumir pelo menos 2l de água por dia, beba o restante em chás, ou tenha uma jarra purificadora no escritório.

6.Levar uma lista detalhada das coisas que precisa quando for ao supermercado fazer as compras semanais ou mensais é o mais sensato pois limitam-se as compras ao que está escrito! Ir com tempo permite comparar todos os preços disponíveis e experimentar as “marcas brancas” não é de pobre. As marcas brancas não são mais que as marcas lideres. Estas estabelecem protocolos com as grandes superfícies em que por X quantidade de produtos da marca Líder, Y são da marca própria. Quem ganha é o consumidor já que chega a pagar metade do preço e leva a mesma qualidade.

7.Se poder, não compre água engarrafada, pode optar po um filtro de água ou ir à fonte mais próxima, desde que seja devidamente controlada.

8.Não compre sacos plásticos. Optar pelos sacos de compras em tecido ou reutilizáveis é poupar a carteira e o ambiente. Em vez de comprar sacos para o lixo, aproveite aqueles que ainda dão nos supermercados. Tenha cuidado para esvaziar o lixo todos os dias, já que normalmente estes sacos não são tão resistentes.

9.Reduzir as despesas mensais com a água, gás e electricidade, e até telefone e Televisão por cabo faz bem a todos.

10.Se gosta de ler, ouvir música ou ver filmes e gasta fortunas em livros, CDs e DVDs, opte por ser cliente da Biblioteca Municipal.

11.Deixar o carro em casa é mais que benéfico. Combinar boleias, ou ir de transportes públicos, a pé ou de bicicleta! É tudo uma questão de hábito.

12.Aproveitar os saldos para comprar roupa para o ano seguinte.

13.Praticar exercício físico de forma mais barata ou até gratuita através de Caminhadas, corridas ou andar de bicicleta. Uma bicicleta razoavelmente boa custa à volta de 50€. Equivale a 2 rendas no ginásio que nunca frequenta.

14.Aproveitar as ofertas culturais gratuitas que as Camaras Municipais oferecem. As entradas nos museus ao domingo de manhã são gratuítas. Se gostar de ir ao cinema, vá no dia da semana em que os bilhetes custam metade do preço!

15.Estipular um valor mensal para pôr de lado. Seja numa conta poupança ou numa caixa escondida debaixo da cama, o importante é não fugir ao hábito! Se não tiver margem de manobra para uma poupança mensal, compre um mealheiro e, no final da semana, coloque lá todas as moedas que tiver nos bolsos e na carteira.

16.Evitar todos os seus cartões de crédito para compras supérfulas ou que estejam fora do orçamento, mantenha apenas um… para situações de verdadeira emergência!

17.E já que não nos devemos privar de tudo aquilo que gostamos, porque não somos escravos do trabalho nem do dinheiro podemos comprar coisas que nos façam sentir bem e que dão prazer, mas por exemplo, antes de comprar mais um par de botas de €100 devemos pensar se precisamos mesmo disto... e, de seguida, ponderar a decisão durante, pelo menos, 24 horas. Se mesmo assim a resposta for “sim”, então vamos comprar as botas mas no mês seguinte esse valor tem que ser posto à parte. E optar por fazer estas compras no fim do mês evita que gaste todo o dinheiro que poderá ser preciso para o resto do mês.